data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Santa Maria atingiu a marca de 10 mil casos confirmados de coronavírus em boletim publicado na noite de terça-feira. O número total de infectados no município é 10.206, sendo 321 novos registros em relação ao boletim de segunda-feira. Com mais três óbitos confirmados na terça, o total de mortes chegou a 130.
De acordo com o médico epidemiologista da Vigilância em Saúde Marcos Lobato, o registro de mais de 300 casos no boletim de terça aconteceu por causa de uma instabilidade no sistema do Ministério da Saúde durante os últimos dias. O médico explica que esse número é referente às confirmações dos últimos dois dias.
- O que aconteceu foi que tivemos dificuldade em computar os dados. No boletim de segunda-feira, houve um acréscimo de apenas seis casos em relação ao de domingo. Então os dados de exames desses últimos dias ficaram represados - pondera Lobato.
Dados mostram aumento de casos e pior cenário da Covid-19 em Santa Maria
Outro dado que chama a atenção é o de casos ativos da doença: 1.030 pessoas. Ainda segundo Lobato, esse é considerado o número mais alto da série histórica desde o início da pandemia. Com isso, o percentual de recuperados é de 88,6%.
- Como tivemos muitos casos novos nas últimas semanas, a tendência era que esse número crescesse mesmo, e deve aumentar ainda mais nos próximos dias. O protocolo geral considera que a cura, em casos em que não ocorre internação, acontece em 14 dias do início dos sintomas - analisa.
A faixa etária com mais infectados é entre 20 e 39 anos, com um total de 4.695 casos, o que representa 46%. A maioria dos infectados é do sexo feminino: 53,8%.
*Colaborou Janaína Wille